Dónde estamos

Dicas para Construir

Como construir com tijolo de solo-cimento

A construção usando o tijolo de solo-cimento é, com certeza, a maneira mais barata e rápida.

IMPORTANTE: Toda especificação técnica aqui mencionada está baseada em nossa experiência. As especificações de materiais, bem como as quantidades a serem usadas em outras construções serão de responsabilidade do engenheiro responsável pela obra.

Alicerce/ Fundação

A construção com tijolos de solo-cimento independe do tipo de alicerce.

Nivelamento e primeira fiada

A 1ª. fiada é colocada com intervalos de 0,1 a 0,2 cm do alicerce. Após isso, é assentada com massa e nivelada.

Assentamento e pré-rejunte

Preparamos uma massa, mistura de uma pequena quantidade de cimento e terra e um filete de aproximadamente 3 a 5 mm, desta massa é colocado entre fiadas.


Aplicação do pré-rejunte


Colocação do tijolo


Tijolo colocado após o pré-rejunte

 


Limpeza do pré-rejunte

Sugestão para a mistura:

3 litros de terra
150 ml de cimento
150 ml de bianco

 

Sugestão para o aplicador:

Uma garrafa tipo PET

Furar a tampa da garrafa e adaptar uma tampa de caneta.

NOTA: Existem rejuntes prontos no mercado que podem ser usados. O custo é semelhante, O ganho na aplicação de um rejunte pronto está no tempo de preparação.

Grauntes

Sugere-se que os cantos, paredes de topo, furos lindeiros com portas e janelas sejam preenchidos com concreto, a cada 10 fiadas. Verificar o prumo.

Obs.: molhar os grautes antes de iniciar o processo de concretagem.

Colunas

Sugere-se que os ferros sejam colocados em todos os furos. Os furos deverão ser preenchidos com concreto a cada 10 fiadas.

Vergas sobre portas e janelas

As vergas sobre as portas e janelas, utilizando-se o tijolo tipo canaleta, devem ser concretadas colocando-se uma barra de ferro 5/16” ou 3/8”. Os tijolos retos, são assentados na continuação da parede, em cima das vergas.

Nota: Em nossas obras as vergas passam, no mínimo, 30 cm em cada lado do vão. O dimensionamento das vergas e a quantidade de fiadas da mesma,em função do peso que vão suportar decorrente das fiadas superiores, é responsabilidade do engenheiro responsável pela obra.

Cintamento da construção

O cintamento é feito utilizando-se o tijolo tipo canaleta e uma barra de ferro 5/16” ou 3/8”, cheia com concreto. Na junção com os cantos é feita uma armação com ferro.

Nota: Em nossas obras o número de cintas que devem ser colocados para suportar o telhado ou laje. Esse dimensionamento, em função do peso que vão suportar , é responsabilidade do engenheiro responsável pela obra.

Entradas elétricas e hidráulicas

As entradas elétricas e hidráulicas devem ser feitas quando da primeira fiada.

Colocação de lajes

Para um perfeito acabamento, dividir o tijolo no meio, colando-o a parede, ele funcionará como guia para os trilhos da laje. Caso haja necessidade de passagem de rede elétrica ou hidráulica, passar o cano ou o conduíte pela laje.

Rejunte

O rejunte é feito utilizando-se cimento, areia fina e a terra usada na fabricação do tijolo. A aplicação é feita com uma garrafa tipo “pet” com bico (usar um pedaço de mangueira de nível). IMPORTANTE: Limpar, imediatamente, para evitar manchas na parede.

Proporção da mistura: 3 litros de de terra, 150g de cimento e 100 ml de bianco.

                                                                                                   

 

NOTA: Existem rejuntes prontos no mercado que podem ser usados. O custo é semelhante, O ganho na aplicação de um rejunte pronto está no tempo de preparação.

 

Espalhe a novidade deixe outros saberem!


contador de visitas